Se você quer aprender mais sobre a técnica Storytelling e como ser mais criativo para começar a escrever a sua história, ou a história do seu negócio, você precisa de um papel e uma caneta.
Para começar a colocar no papel as ideias que estão borbulhando aí na sua cabeça, você não precisa do computador mais caro do momento ou do celular de última geração: você precisa de papel e uma caneta.
Pode parecer estranho, mas quando nos debruçamos para escrever e transformar em palavras aquilo que estamos pensando, a neblina vai embora e o sol aparece no horizonte. As mensagens que estavam embaçadas na mente vão se clareando e tomando o seu devido lugar, como se elas se encaixassem umas nas outras, um quebra-cabeças, fazendo com que as mensagens escritas comecem a fazer sentido. E quando isso acontece, você precisa saber organizar esses pensamentos para que eles não fujam. Quando já escritas começa uma grande “costura de ideias” para que faça sentido a você e a quem for receber a mensagem.
É uma grande conversa!
Falar sobre Storytelling é falar sobre sentimentos, é acessar informações que estão dentro de nós para que então comece a história. E essa narrativa pode ser pensada para escrever um e-mail, criar conteúdo para a rede social, criar um curso online, escrever um e-book, pensar numa aula presencial, uma reunião, conversar com o namorado. Seja o que for, é preciso parar para pensar na história que será contada.
Mas só pensar não faz história. A ação na narrativa é que dá movimento. As histórias transformam o mundo.
Mas para começar, você precisa de papel e uma caneta para rascunhar! Uma xícara de café ou chá pode ajudar e muito nesse processo. Arrisque-se, faça desenhos, ponha pra fora essas mensagens para que elas fiquem claras para você e para o mundo! Aí sim, vá ao computador e transforme todos os insights e anotações em conteúdo para a sua audiência em formato de vídeo, imagem, texto, som. Não tenha medo.
Até breve!
Sabrina Scarpare
Olá!
Eu sou Sabrina Scarpare,
jornalista há 20 anos, especialista em narrativas, escritora e criadora de infoprodutos como consultoria, curso online, palestra, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do Storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções.