Esperar a inspiração chegar não é a melhor opção.
Numa conversa informal com uma amiga dia desses, ela me confessou a sua imensa dificuldade em escrever conteúdo para suas redes sociais. Esse obstáculo que ela tem em desenvolver a escrita é também o de muitas outras pessoas. “Sabrina, como você se organiza para escrever e publicar seus textos?”, ela me questionou. E ainda continuou antes de ouvir a minha resposta: “Eu sei que para divulgar o meu negócio eu preciso ser mais ativa nas postagens, mas não sei por onde começar.” A nossa conversa foi longe. “Rotina”, respondi. “Você precisa criar uma rotina para escrever e, aos poucos, ir desenvolvendo essa técnica.” Ela ficou parada me ouvindo, como se eu estivesse falando grego. Achei engraçado e ri. Continuei dizendo a ela que escrever um bom texto não é dom, mas sim técnica, ou seja, é preciso treino para que ela melhore cada vez mais. Dei um exemplo usando a metáfora da academia para ser clara. “Para ganhar músculos e emagrecer você vai para a academia fazer musculação, certo? É preciso educar o seu corpo, ter disciplina para que ele ganhe forma, perca gordura, ganhe massa. Mas é preciso também comer e dormir bem, entre outras coisas importantes para que o corpo entenda seus comandos e fique com mais músculos e perca peso. O mesmo acontece com a escrita. Não existe fórmula mágica, mas sim praticar, e praticar e praticar”, eu disse.
Esperar a inspiração chegar para começar a escrever não é uma boa opção. E você há de concordar comigo que nem sempre estamos inspirados. Você não acorda num dia lindo e ensolarado e pensa: “Nossa, hoje acordei muito inspirada para escrever a obra prima da minha vida.” Não é bemmmmmm assim. Claro que a inspiração pode vir à tona num belo dia de sol ou de chuva – e isso é ótimo e pode sim acontecer -, mas você tem que desenvolver outras abordagens durante o restante do tempo que não tem a inspiração. E se você só esperar, esperar, não vai sair do lugar e aí a culpa vai ser todinha da desinspiração (a gente sempre acha um culpado para as nossas culpas). Pois então saiba que o seu silêncio conta uma história. Mas voltando ao papo com a minha amiga, eu passei a ela um exercício na tentativa em ajuda-la e vou compartilhar aqui com você, caso esse seja um dos seus problemas de bloqueio criativo (e que não está deixando você evoluir na sua comunicação):
Reflita sobre as seguintes questões:
a) Como você resolve o problema da desinspiração?
b) Onde consegue escrever mais facilmente?
c) A que hora do dia?
Com base nestas respostas, crie a sua rotina/hábito de escrita e deixe as ideias fluírem. Essas dicas podem até parecer bobas, mas foram elas que me ajudaram a entender o meu processo de escrita criativa, o local que gosto de estar para escrever e o horário que tenho um encontro com minhas ideias, caneta, papel, xícara de chá e lá vamos nós! 🙂 Responda a você mesmo essas três perguntas acima e tire as suas conclusões. Só de fazer esse exercício, você já está escrevendo e pensando em como melhorar o seu hábito de escrita.
Olá!
Eu sou Sabrina Scarpare,
jornalista há 20 anos, especialista em narrativas, escritora e criadora de infoprodutos como consultoria, curso online, palestra, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do Storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções.