Fim do conteúdo genérico: as novas regras do YouTube que priorizam histórias autênticas. 

15 de julho de 2025
Por Sabrina Scarpare

Uma grande mudança está prestes a transformar o cenário dos criadores de conteúdo no YouTube. A partir de hoje, 15 de julho de 2025, a plataforma tornará suas regras de monetização mais rigorosas, mirando diretamente em conteúdos “produzidos em massa” e “não autênticos”. Essa atualização é um recado claro: originalidade e contribuição humana genuína são mais importantes do que nunca para a sua comunicação. 

O YouTube quer elevar o nível dos conteúdos oferecidos em sua plataforma e isso significa que ter uma história verdadeira para contar e saber estruturá-la com estratégia será o maior diferencial do criador de conteúdo a partir do dia 15 de julho de 2025. Em tempos de IA, onde ferramentas podem automatizar processos, o que realmente vai destacar o seu conteúdo é a autenticidade.

Não basta criar por criar; será preciso dar passos para trás e pensar mais do que nunca na técnica do storytelling para organizar pensamentos, ideias e transmitir mensagens que realmente conectem de verdade com a audiência.

O que está mudando no YouTube?

O YouTube quer filtrar conteúdos de baixa qualidade, repetitivos e sem valor único e isso inclui:
➡️ Vídeos que apenas replicam ou fazem alterações mínimas em materiais de terceiros,
➡️ Conteúdos padronizados e sem propósito claro, especialmente em formatos como Shorts,
➡️ Práticas de spam, que priorizam visualizações em vez de engajamento genuíno.

Essa mudança é uma resposta à proliferação de conteúdos insuportáveis gerados em massa, muitas vezes automatizados por IA, que oferecem pouco ou nenhum esforço criativo, ou seja, zero curadoria humana.

Para criadores que já produzem conteúdos originais e de alta qualidade, essa atualização pode ser uma grande oportunidade para se destacar: menos concorrência de conteúdos genéricos e mais espaço para histórias autênticas.

O que isso significa para você?

Se você quer prosperar nesse novo cenário, não só do YouTube, mas de uma forma geral (seu posicionamento, autoridade, storytelling, IA, etc), a mensagem é clara: priorize a contribuição humana e a originalidade. E mais uma vez vou repetir o que venho falando há um tempo: a IA não serve para fazer mais rápido, mas para te ajudar a pensar melhor.

Sim, temos que pensar para usar a IA da melhor forma. Então, vamos juntos refletir algumas questões:
➡️ Sua história é seu maior ativo: o público não quer apenas consumir conteúdo; ele quer se conectar com histórias reais, com pessoas reais, que têm algo único a dizer. Use o storytelling para estruturar suas ideias e criar narrativas que emocionem, eduquem ou inspirem.
➡️ A IA é sua parceira, não sua substituta: ferramentas de IA podem ajudar a organizar ideias, gerar insights ou até criar rascunhos, mas o toque final precisa ser seu. A IA não substitui a criatividade humana, ela amplifica.
➡️ Autenticidade é a nova moeda: automatize, mas não perda a sua autenticidade pois é isso que vai te diferenciar no mercado. Mostre sua voz, sua perspectiva e o que só você pode oferecer.
➡️ Crie com propósito: não basta postar por postar. Cada vídeo, post ou texto deve ter uma intenção clara, um OBJETIVO: educar, entreter ou inspirar. Qual é o objetivo dessa mensagem? Se você não sabe, sua audiência também não saberá (e ficará perdida). O público percebe quando há esforço e cuidado por trás do conteúdo; não queria enganá-los.

Como usar a IA para criar com autenticidade?

Use-a para:

Identificar as dores do público: pesquise o que sua audiência realmente precisa e transforme isso em ganchos narrativos.

Organizar suas ideias: estruture seu conteúdo com começo, meio e fim, criando uma narrativa clara e persuasiva.

Aprimorar sua mensagem: refine sua copy, mas mantenha sua essência e voz.

Lembre-se: a IA é uma ferramenta, mas a criatividade é sua.

Com as novas regras do YouTube, a plataforma quer garantir que a receita vá para criadores que realmente contribuem para o ecossistema. Isso significa que a era do conteúdo genérico está chegando ao fim (oremos!).

Quer parar de improvisar e começar a estruturar a sua narrativa?

#Use esse prompt

“Atue como meu assistente criativo. Meu objetivo é [descreva seu objetivo]. Minha marca [descreva sua marca; tom de voz; valores essenciais; público-alvo e diferencial]. Com base nisso, gere [tipo de conteúdo que você deseja] mantendo a essência da minha marca.”

#Fim do prompt

O YouTube quer ser palco para criadores que têm algo autêntico a compartilhar. Não é apenas uma mudança de política; é a abertura de espaço para histórias genuínas, para quem pensa além do algoritmo e aposta na construção de comunidade.

 ☺️

Até breve!

Obrigada por chegar até aqui 🙂

Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA.