08 de novembro de 2024
Por Sabrina Scarpare
Quando você utiliza o ChatGPT para criar textos, a forma como você estrutura o seu prompt faz toda a diferença no resultado. Um dos segredos para obter respostas mais precisas e eficientes está na escolha dos verbos de ação corretos. Esses verbos, quando bem aplicados, direcionam a inteligência artificial a realizar tarefas de maneira mais objetiva e criativa. Se você já se deparou com respostas vagas ou fora do contexto, é possível que um verbo inadequado esteja no comando. Neste artigo, vou explorar 12 verbos de ação poderosos que podem transformar seus prompts e fazer o ChatGPT trabalhar de forma mais eficaz para você (e seu negócio).
Esta lista abaixo de verbos de ação vai ajudar você estruturar melhor os seus prompts:
- Narrar -“Narre a história da invenção do avião”
- Resumir – “Resuma o livro ‘Storytelling de Carmine Gallo.”
- Comparar – “Compare Platão com Aristóteles”
- Analisar – “Analise meu resultado dos últimos 6 meses”
- Inventar – “Invente um conto infantil sobre a amizade de duas baleias”
- Explicar – “Explique por que o céu é azul”
- Simplificar – “Simplifique a Lei de Paretto”
- Reescrever – “Reescreva este artigo de forma mais clara e objetiva”
- Ilustrar – “Ilustre o que é a doença de Alzheimer”
- Definir – “Defina o que é storytelling”
- Prever – “Preveja as vendas do e-book no próximo semestre com base nos dados do último ano”
- Sumarizar – “Sumarize os principais aspectos da IA para o meu negócio”
Escolher o verbo certo no seu prompt pode ser a chave para obter respostas mais rápidas, precisas e alinhadas com seus objetivos. Ao entender o papel dos verbos de ação, você desbloqueia novas possibilidades criativas e otimiza o uso do ChatGPT, tornando a interação mais produtiva. Agora que você tem em mãos uma lista de 12 verbos com exemplos práticos, é hora de colocar o conhecimento em ação. Experimente diferentes combinações e observe como o desempenho do robô pode evoluir de forma significativa, oferecendo resultados que atendem melhor às suas necessidades.
Até breve!
Sabrina Scarpare
Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho mais de 400 clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA.