Conheça o ‘quarteto da felicidade’ e como ativá-los em você!
10 de dezembro de 2024
Por Sabrina Scarpare
Essa pergunta foi feita há mais de 2 mil anos pelo filósofo grego Sócrates (469 a.C – 399 a.C), o início de uma discussão que não tem fim. Por mais que as pessoas, naquela época, pensassem que a tal felicidade dependia dos deuses, Sócrates quis ir adiante, dizendo que para sermos felizes não era obra do acaso e sim uma responsabilidade do ser humano. Foi ele o primeiro filósofo a se preocupar com a vida feliz! Para ele, o autoconhecimento levava à virtude.
Passados dois milênios, os cientistas e pesquisadores encontraram o “quarteto fantástico da felicidade”, quatro substâncias naturais produzidas em nosso cérebro: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Elas são os hormônios relacionados a sensação de bem-estar e prazer na vida.
Porém, essas substâncias não surgem o tempo todo e cada uma delas têm um trabalho específico no nosso organismo. Em narrativas de emoção intensa por exemplo, o cérebro libera dopamina, neurotransmissor envolvido no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória.
Qual das substância o seu cérebro tem liberado mais nos últimos tempos? Vamos a elas:
Dopamina
– Dormir bem
– Criar objetivos
– Foco e motivação
– Comemorar conquista diárias
– Ouvir música
– Ouvir histórias
– Exercício físico
Serotonina
– Agradecer todos os dias
– Se conectar com a natureza
– Recordar momentos especiais
– Banho de sol frequente
– Alimentação saudável
Endorfina
– Praticar o que o deixa feliz
– Rir com pessoas especiais
– Cantar, dançar
– Fazer sexo
– Exercício físico
Ocitocina
– Meditar
– Amar
– Praticar empatia
– Abraços, beijos e carinho
– Fazer ato de generosidade
– Exercício físico moderado
Não é tão difícil assim liberar geral algumas dessas substâncias, não é mesmo?
Ser feliz é agora e hoje. Pratique:)
Até breve!
Sabrina Scarpare
Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho mais de 400 clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA.