Publicada no dia 10 de maio de 2024
Dia desses postei nos stories do meu Instagram @sabrinascarpare sobre a importância em termos a nossa lista de e-mail de contatos na estratégia do seu negócio. É uma forma (uma das várias formas) que você tem para entregar algum de valor ao seu leitor e escrever uma newsletter é uma ótima maneira de manter esse contato. Deixei uma caixa de perguntas para que as pessoas interagissem comigo e perguntei: “você sabe para que serve a newsletter para o seu negócio?” E recebi respostas do tipo: “O que é newsletter? Para que serve na minha estratégia de comunicação? As pessoas ainda leem e-mail? Qual plataforma você usa para criar e compartilhar as suas? Quero saber mais sobre isso”. Achei tão interessante as perguntas que vou aproveitar esse espaço para explicar de forma simples e objetiva o que é newsletter e para que serve. As respostas podem te ajudar a pensar na estratégia da comunicação do seu negócio, seja ela qual for. Partimos aqui do princípio que todo negócio precisa de comunicação e sem ela tudo fica mais difícil, afinal, quando falamos sobre negócios estamos falamos sobre vendas. E para vender é preciso comunicar!
As pessoas ainda leem e-mail?
Sim, leem. Segundo dados, mais de 3,8 bilhões de pessoas usam o e-mail mundo afora. Esse número nos mostra que, em média, 34% da população mundial acessa seu e-mail todos os dias. Você deve ter lido alguns durante o seu dia de hoje. Se você faz isso, mais pessoas fazem isso também. Ponto positivo.
Para que serve uma newsletter?
Ela é um boletim informativo que é enviado por e-mail e que permite o compartilhamento de vários tipos de conteúdo com o seu assinante. Pode ser gratuito ou pago. Portanto, é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois é possível conquistar a atenção desse público, fortalecer a sua imagem de autoridade e gerar conversa (conexão). Mais um ponto positivo.
Qual plataforma usar para enviar o boletim informativo?
Vou falar sobre a plataforma que eu uso para escrever, editar, analisar e armazenar os dados, que é a RD Station. É fácil de usar, mas é preciso estudar para aprender, ou seja, a gente aprende mexendo, tentando, testando. Pago $75 por mês e a ferramenta nos dá a possibilidade de ter acesso a toda movimentação dos nossos leitores: ver quem se inscreveu, quem abriu o e-mail, quem não abriu, quem clicou no link, quem se descadastrou (dados analíticos).
O que você precisa para escrever uma newsletter?
Você precisa de conteúdo, ter histórias pra contar e escrever algo que mexa com o seu público. Uma das grandes missões da newsletter é fazer com que a pessoa que receba tenha interesse pelo título, abra o e-mail, se interesse pelo conteúdo, consuma-o até o fim e tenha tido algum tipo de sentimento ao acabar a leitura. Bingo, mais um ponto positivo para você. Sem contar que; criar pauta, escrever, elaborar é um grande exercício para praticar o storytelling. É preciso contexto, sequência, clareza e estratégia para não abandonar o barco na primeira dificuldade vivida (e olha que são vários os obstáculos!).
É um pacto entre você e seu leitor, assim como nós fizemos! Você assinou e eu entrego conteúdo de qualidade pra você.
Benefícios ao escrever a sua News:
- A news te torna uma fonte de informação
- Te torna autoridade
- Melhora o resultado do seu negócio
- Prepara o seu futuro cliente
- Ao ter uma rotina do seu boletim informativo, você promove fidelização de clientes, confiança dos seus leitores e respeito do seu público.
É praticar o storytelling da maneira mais autêntica e genuína possível, dando direção para o seu leitor/consumidor. Agora que você já sabe o que é newsletter, você vai incluir essa estratégia na comunicação do seu negócio?