Contar uma boa história pode fazer toda a diferença para o seu negócio
28 de abril de 2025
Por Sabrina Scarpare
Semana passada eu dei um Aulão especial sobre Storytelling e Criação de Conteúdo com IA, online, ao vivo e gratuito, pra ajudar a transformar a visão dos alunos em como produzir conteúdo de forma estratégica e eficiente usando a inteligência artificial no processo de estruturação de narrativas. Para quem não pôde participar, nesta edição eu separei os principais insights pra você ler e aplicar na comunicação do seu negócio e poder ir além no conteúdo, nas vendas, na escrita, nas histórias.
Comecei a aula falando sobre o storytelling, técnica de comunicação que cria uma conexão emocional com seu público, evocando sentimentos que facilitam a memorização e identificação com sua marca:
“Sem emoção, a história perde o significado”.
Narrativas envolventes aumentam significativamente o engajamento, incentivando interações e compartilhamentos que ampliam naturalmente o alcance da sua mensagem.
Histórias consistentes e autênticas constroem uma identidade de marca forte e memorável, funcionando como poderosas ferramentas de persuasão e diferenciação em um mercado saturado.
O que está te travando na hora de criar conteúdo?
Durante o aulão, falei sobre o problema da maioria dos criadores de conteúdo, que não está na falta de ideias, mas na ausência de:
– Estrutura clara para organizar pensamentos
– Estratégia alinhada aos objetivos do negócio
– Organização no processo criativo
– Conhecimento profundo do público-alvo
A criatividade não é dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e para desenvolvê-la, é fundamental entender que toda história eficaz precisa ter começo, meio e fim, um princípio que Aristóteles já ensinava antes de Cristo!
Uma das perguntas mais importantes abordadas durante a aula foi:
“Qual é o OBJETIVO da sua mensagem?”
Antes de criar qualquer conteúdo, você precisa definir claramente:
– Qual mensagem central quer compartilhar com seu público
– O que deseja que eles entendam após consumir seu conteúdo
}- Como essa mensagem se alinha aos objetivos do seu negócio
Sem essa clareza, sua produção de conteúdo perde consistência e direcionamento estratégico.
O novo cenário da criação de conteúdo com IA
Comparamos como era a criação de conteúdo antes e depois da IA:
Antes, sem IA:
– Horas pensando no que postar
– Falta de criatividade ou tempo
– Cansaço de fazer tudo manualmente
Agora, com IA:
– Imagens em poucos cliques
– Ideias infinitas em segundos
– Textos prontos com estratégia incorporada
– Como usar a IA para gerar ideias de conteúdo rapidamente
Definir a frequência e estabelecer qual quantidade de conteúdo é viável e necessária para sua estratégia é fundamental.
– Gere ideias: utilize o ChatGPT para criar posts, legendas, hashtags e títulos alinhados com sua estratégia
– Refine e organize: revise as ideias geradas e selecione as mais relevantes para seu público e objetivo
Outro aprendizado valioso durante o aulão foi que a forma como você estrutura seu prompt faz toda a diferença no resultado. Com as técnicas certas, você consegue resultados muito mais precisos e alinhados com sua voz e estratégia.
#Use esse prompt
“Estou me preparando para criar uma história para meu negócio e preciso adaptá-la ao meu público-alvo. O público principal para minha história é [descreva o público-alvo, incluindo seus interesses, necessidades e desafios]. Com base nisso, faça-me 5 perguntas esclarecedoras, uma de cada vez, para obter uma compreensão mais profunda desse público.”
#Fim do prompt
Não deixe de tentar 😉
Até breve!

Obrigada por chegar até aqui 🙂
Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA.