O poder da narrativa em um mundo saturado de informações

Contar uma boa história pode fazer toda a diferença para o seu negócio

28 de abril de 2025
Por Sabrina Scarpare

Semana passada eu dei um Aulão especial sobre Storytelling e Criação de Conteúdo com IA, online, ao vivo e gratuito, pra ajudar a transformar a visão dos alunos em como produzir conteúdo de forma estratégica e eficiente usando a inteligência artificial no processo de estruturação de narrativas. Para quem não pôde participar, nesta edição eu separei os principais insights pra você ler e aplicar na comunicação do seu negócio e poder ir além no conteúdo, nas vendas, na escrita, nas histórias.

Comecei a aula falando sobre o storytelling, técnica de comunicação que cria uma conexão emocional com seu público, evocando sentimentos que facilitam a memorização e identificação com sua marca:

“Sem emoção, a história perde o significado”.

Narrativas envolventes aumentam significativamente o engajamento, incentivando interações e compartilhamentos que ampliam naturalmente o alcance da sua mensagem.

Histórias consistentes e autênticas constroem uma identidade de marca forte e memorável, funcionando como poderosas ferramentas de persuasão e diferenciação em um mercado saturado.

O que está te travando na hora de criar conteúdo?

Durante o aulão, falei sobre o problema da maioria dos criadores de conteúdo, que não está na falta de ideias, mas na ausência de:
Estrutura clara para organizar pensamentos
Estratégia alinhada aos objetivos do negócio
Organização no processo criativo
Conhecimento profundo do público-alvo

A criatividade não é dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e para desenvolvê-la, é fundamental entender que toda história eficaz precisa ter começo, meio e fim, um princípio que Aristóteles já ensinava antes de Cristo!

Uma das perguntas mais importantes abordadas durante a aula foi:

“Qual é o OBJETIVO da sua mensagem?”

Antes de criar qualquer conteúdo, você precisa definir claramente:
– Qual mensagem central quer compartilhar com seu público
– O que deseja que eles entendam após consumir seu conteúdo
}- Como essa mensagem se alinha aos objetivos do seu negócio

Sem essa clareza, sua produção de conteúdo perde consistência e direcionamento estratégico.

O novo cenário da criação de conteúdo com IA

Comparamos como era a criação de conteúdo antes e depois da IA:

Antes, sem IA:
– Horas pensando no que postar
– Falta de criatividade ou tempo
– Cansaço de fazer tudo manualmente

Agora, com IA:
– Imagens em poucos cliques
– Ideias infinitas em segundos
– Textos prontos com estratégia incorporada
– Como usar a IA para gerar ideias de conteúdo rapidamente

Definir a frequência e estabelecer qual quantidade de conteúdo é viável e necessária para sua estratégia é fundamental.

– Gere ideias: utilize o ChatGPT para criar posts, legendas, hashtags e títulos alinhados com sua estratégia
– Refine e organize: revise as ideias geradas e selecione as mais relevantes para seu público e objetivo

Outro aprendizado valioso durante o aulão foi que a forma como você estrutura seu prompt faz toda a diferença no resultado. Com as técnicas certas, você consegue resultados muito mais precisos e alinhados com sua voz e estratégia.

#Use esse prompt

“Estou me preparando para criar uma história para meu negócio e preciso adaptá-la ao meu público-alvo. O público principal para minha história é [descreva o público-alvo, incluindo seus interesses, necessidades e desafios]. Com base nisso, faça-me 5 perguntas esclarecedoras, uma de cada vez, para obter uma compreensão mais profunda desse público.”

#Fim do prompt

Não deixe de tentar 😉

Até breve!

Obrigada por chegar até aqui 🙂

Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA.