#News4

Publicada no dia 25 de setembro de 2023

Editorial

Com esse calor insano que Deus nos manda, envio pra você mais um Newsletter para compartilhar momentos, histórias e viagens. Passei nove dias na Colômbia neste mês de setembro, circulando entre Bogotá e Cartagena das Índias. Foi uma viagem entre 4 amigas de mais de 20 anos de histórias juntas. Foi intenso e divertido. Uma dessas amigas mora com sua família na capital Bogotá e nos recebeu de braços e mapa abertos para a nossa aventura. Viajar é sempre algo que me procova muitas sensações e emoções. Desde planejar a viagem até a volta para casa, cansada e feliz. Vale anotar as dicas, caso tenha vontade de ir para esses lugares lindos. Além disso, trago uma entrevista com uma mulher linda que organiza uma festa só para mulheres. Vamos juntos na leitura? Ótima semana pra você:)

Boa leitura e até semana que vem.

“Viajar é trocar a roupa da alma.” Mario Quintana

Na Colômbia eu…

  • Ou melhor, com minhas companheiras de viagem eu…
  • Visitei o Morro de Monserrate, na Cordilheira Oriental, e subi a 3 mil 152 metros de altura de teleférico. O valor para subir é de 27 mil pesos (ida e volta). A respiração fica bem mais ofegante lá encima. Entrei na Basílica do Senhor Monserrate, um lugar de peregrinação religiosa, com diversos confessionários e espaço para as pessoas fazerem suas preces. Na parte de fora, artesanatos e restaurantes para saborear comidas típicas, além de cerveja local. Ver Bogotá de cima foi mesmo encantador!
  • Conheci a Catedral de Sal em Zipaquirá, que fica há uma hora de Bogotá. Me emocionei várias vezes percorrendo a Via Crucis, ouvindo com o tradutor a história de Jesus carregando a cruz para nos salvar
  • Passei pela Plaza Bolívar, a principal praça da cidade, localizada no centro histórico da cidade. Como todas as praças grandes e cheio de turistas, cheia de pombos!
  • Comi no tradicional e colorido restaurante Andrés Carne de Res. Lugar lindo, alegre, com comida boa
  • Feirinhas e mais feirinhas…. o que não falta em Bogotá são feiras de artesanto, roupa. Uma bem legal que fomos é a Eva, vale o passeio por lá
  • Conheci o Museo Botero, com obras do artista colombiano Fernando Botero, que morreu um dia depois da nossa visita, aos 91 anos. Ah, a entrada é gratuita
  • Experimentei as delícias do resturante Wok, de comida asiática, e da La Murela, com comida típica colombiana
  • Chorei de emoção numa tarde com as amigas
  • Dei um tempo de Instagram e foi muito bom
  • Fiquei com saudades da minha família, da minha casa
  • Conheci Cartagenas das Índias
  • Me deslumbrei com o Makani Luxury Beach Club, na Ilha Tierra Bomba, a poucos minutos de barco de Cartagena
  • Paramos ver o pôr do sol no Café del Mare. Ouvimos o DJ, tiramos fotos, demos muita risada e tomamos chuva
  • Tentei ao máximo falar espanhol na minha comunicação em “portunhol”. Mas, juro que tentei e adorei.

Será o fim das livrarias?

Foto: Valor Econômico

O seu negócio está preparado para a Black Friday 2023, que acontece em novembro? Uma pesquisa da Méliuz revela que cerca de 32% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 1.000 em produtos como eletrônicos e eletrodomésticos durante a temporada de compras. A pesquisa também aponta que 31,4% dos entrevistados ainda não definiram um orçamento para o evento, indicando que muitos podem aproveitar as oportunidades de compra, seja para itens de consumo diário ou para produtos não planejados, como smartphones.  Esses números podem variar devido a limites orçamentários e disponibilidade do produto escolhido. 

Papo Reto com Graziela Sandalo

Foto: Jefferson Costa

festeira, divertida e dona de uma festa que reúne mulheres para diversão, música e causa social.

Por quê uma festa só para mulheres?
Sempre gostei de festa. Me formei em Relações Públicas para trabalhar nessa área, mas fui para área comercial. Em 2019 tive a ideia de reunir mulheres com o intuito de nos valorizarmos, ficarmos linda pra essa festa, poder colocar uma roupa legal, fazer networking, uma make poderosa e encontrar as amigas. Muitas mulheres não tem a oportunidade de ir a uma festa e, pelo falo de ser só mulher, os cônjuges apoiam sair com as amigas. É uma noite maravilhosa, afinal nós somos poderosas e juntas, brilhamos.

Quando é a próxima edição e aonde será?
Estamos na 5º edição e a próxima Festa Cazamigas By Grá Sandalo será em Piracicaba, interior de São Paulo, no dia 19 de outubro no Espaço Villa Francesa. Para quem quiser saber mais, basta seguir o perfil @festacazamigas onde tem os pontos de venda e mais informações. 

Sei que o encontro também tem um cunho social e voltado para mulheres. Qual é a sua ação social com a festa?
Desde a primeira edição peço ajuda para as participantes da festa com doações e sou muito grata por conseguir essa contribuição. Agora estou com o foco na pobreza menstrual e nós mulheres sabemos da importância do absorvente e da higiene pessoal. O difícil acesso a condições de higiene durante o período menstrual ainda é uma realidade para milhares de mulheres e meninas brasileiras. Atualmente, mais de 4 milhões de meninas não têm à sua disposição algum requisito mínimo de higiene, como papel, água ou sabão. Pesquisa da Inciclo e do Espro revela que uma a cada três brasileiras de 14 a 24 aos já deixou de comprar absorventes por falta de dinheiro. Por isso essa causa nobre: as mulheres se sensibilizam, doam e a entrega é feita para as famílias de baixa renda em Piracicaba.

Pra você, mulheres juntas, unidas, divertindo-se significa…
Liberdade, empoderamento, saber que somos fortes, capazes, lindas e poderosas. Juntas, fazemos a diferença e é lindo ver a festa lotada de mulheres com o mesmo objetivo: diversão sem julgamentos, com muito respeito umas pelas outras.