#Newsletter3

Publicada no dia 11 de setembro de 2023

Editorial

A terceira edição da coluna online Sabrina Scarpare chega a seu e-mail conforme combinado entre nós, lembra? Toda segunda-feira, uma nova newsletter pra você com informações e histórias reais, escritas por mim, Sabrina Scarpare, jornalista, escritora, storyteller, um ser humano que pensa, fala e tem sentimentos reais. Ou seja, o que você está lendo nesta edição, nas anteriores e nas que virão, são textos escritos por uma pessoa real (no caso, eu), e não escritos com a ajuda da IA (Inteligência Artificial). Esse é um dos assuntos que você irá ler na news: os textos escritos por humanos serão substituídos pelos textos criados pela IA?Esse assunto está dando o que falar mundo afora e profissionais estão perdendo seus postos e suas narrativas. Estamos sendo substituídos por robôs!? Qual é a sua opinião sobre isso?

Boa leitura e até semana que vem.

“Nunca se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso para voar”. Helen Keller

Real X Inteligência Artificial

A G/O Media, dona do Gizmodo em Espanhol, demitiu em agosto os editores jornalistas de seu site para usar a IA na tradução de seus artigos. Para você entender melhor: a Gizmodo en Español é uma mídia digital que pertence à G/O Media e o site se define como: “exploramos o papel da ciência e da tecnologia em nosso modo de viver, nos relacionar, pensar, brincar, trabalhar e amar.” Nota-se que as organizações de notícias têm experimentado a IA generativa para ajudar a escrever textos, criar imagem, música e até vídeo, como uma forma de desenvolver mais conteúdo sem pagar mais escritores. Segundo um outro site espanhol, a AZ Adslzone, a equipe demitida foi informada da decisão por videochamada. Sim, por uma ligação rapidinha, só para avisar que, de repente, o profissional foi substituído por um robô. Mas, o voz do leitor é a voz de Deus e sabemos que nenhuma transição desse tipo será tranquila e está longe de ser assim. Leitores do site postaram no X, antigo Twitter, que alguns artigos começariam em espanhol e, de repente, mudariam para o inglês. Erros que só um robô comete, certo? “Infelizmente, este movimento para eliminar a equipe espanhola representa mais uma promessa quebrada do CEO da G/O Media, Jim Spanfeller, e do diretor editorial, Merill Brown, que disseram repetidamente que os experimentos de IA da empresa tinham como objetivo complementar a escrita humana, não substituí-la”, disse um sindicato em um tuíte.

Black Friday 2023

O seu negócio está preparado para a Black Friday 2023, que acontece em novembro? Uma pesquisa da Méliuz revela que cerca de 32% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 1.000 em produtos como eletrônicos e eletrodomésticos durante a temporada de compras. A pesquisa também aponta que 31,4% dos entrevistados ainda não definiram um orçamento para o evento, indicando que muitos podem aproveitar as oportunidades de compra, seja para itens de consumo diário ou para produtos não planejados, como smartphones.  Esses números podem variar devido a limites orçamentários e disponibilidade do produto escolhido. 

Saúde Mental: no trabalho

O assunto está cada vez mais in voga e a pauta é muito importante afinal, trabalhar é uma atividade diária em que gastamos tempo (muito tempo) e toda essa dinâmica interfere nas outras esferas da nossa vida pessoal – além da profissional. Para entender mais sobre esse assunto, a Vittude, “uma plataforma que conecta você a psicólogos das mais diversas linhas de abordagem terapêutica, unindo tecnologia e saúde mental a seu favor”, realizou uma pesquisa feita com base em psicométricos junto a mais de 25 mil colaboradores de 22 empresas aponta que:- 33% dos respondentes avaliados apresentam algum tipo de transtorno mental em nível severo ou extremamente severo.- Dentre as patologias identificadas estão: ansiedade, com 14%, depressão, 9% e estresse, 9%.

– As mulheres são mais afetadas por estresse, depressão e ansiedade do que os homens, bem como os líderes, que apresentam maiores índices de transtornos do que os colaboradores que não ocupam cargos de liderança.