Estreia! Uma nova coluna online, digital, moderna e descolada, em comemoração aos meus 20 anos de jornalismo!

Publicada no dia 28 de agosto de 2023

Foto: Christiano Diehl Neto

Olá!

Gostaria de dar boas-vindas a você que está aqui comigo nesse novo projeto em comemoração aos meus 20 anos de jornalismo. Para comemorar a data e deixar um marco nessa minha jornada da comunicação, estreio hoje a minha coluna Sabrina Scarpare, em formato de newsletter, criando – em formato de textos, vídeos e fotos – uma narrativa mais próxima com você, contando histórias reais, pois é isso que a escrita oferece, criarmos uma relação com o nosso leitor. Eu acredito muito nessa comunicação!

Vou trazer para você toda semana, conteúdo de qualidade sobre pessoas, lugares, marcas e negócios, numa leitura prazerosa e cheia de bossa. A nova coluna é online, digital, moderna e descolada, e chegará toda segunda-feira na sua caixa de e-mails, gratuitamente, faça chuva ou faça sol, com o meu olhar atento aos acontecimentos do mundo.

Eu estou pronta, vamos juntos?

Boa leitura!

Sabrina Scarpare

“O verdadeiro segredo da felicidade é exigir muito de si e pouco dos outros”.

Albert Guinon, escritor francês
Foto: Ariana Almeida

Cabeceira

A chegada do filho caçula e a mudança da rotina do irmão mais velho é o tema central do novo livro “O Novo Morador”, lançado dia 12 de julho deste ano pela dentista e escritora de coração, Ana Michelucci. A obra é uma história cativante para crianças e adultos e aborda questões da dinâmica familiar e da criação do vínculo afetivo, trazendo uma reflexão sobre a forma de encarar uma mudança. É de fácil leitura, tem 24 páginas, com ilustrações de Juliana Mattos e leva a assinatura da Editora Asinha. 

Foto: Flávia Roberta Vicentini

Posse

A Academia Piracicabana de Letras empossa nesta quarta-feira, 30 de agosto, oito novos membros durante evento na Câmara de Piracicaba, a partir das 19h30. Na oportunidade, a advogada e escritora Bianca Rosenthal será uma das empossadas, assumindo a cadeira de Victório Angelo Cobra. Bianca é autora de oito livros, escreve para jornais, blogs e colunas; participa como coautora de diversas coletâneas e antologias de poesias, contos e crônicas. É palestrante e estudiosa da gestão da emoção.

“É uma grande honra ser empossada como acadêmica e ajudar a promover a literatura e a leitura na nossa sociedade. Também é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de aprendizado com os demais membros experientes. Desde a leitura infantil, a contação de histórias, a poesia, até a literatura científica, há muito para ser compartilhado e divulgado”, disse. Sucesso!

Foto: Carme Garcia

Papo Reto com Kelly Galesi

Empreendedora, viajante do mundo, mentora e autora do livro “Criadora sou, protagonista estou”, uma jornada de inovação humana no palco da vida

Na sua visão, o que é ser protagonista?
Ser protagonista para mim significa ser autêntico e fazer acontecer, trazer isso para o mundo. É sobre encontrar aquilo que você tem paixão de fazer e que vem da sua essência. Significa colocar sua alma naquilo que você faz. 

Se pudesse dar 3 conselhos sobre o empreender, quais seriam?
Entendam que cada um tem uma experiência completamente única e diferente, por isso tome cuidado para não se ver seguindo a jornada de outras pessoas e saindo da sua própria. Está aí talvez meu primeiro aprendizado: 1) encontre o seu significado de sucesso e siga-o. 2) Cerque-se sempre de pessoas e esteja em ambientes que te desafiam positivamente, pois isso te ajuda a estar em movimento. E digo movimento, não pressa. Por último, 3) não tenha medo de errar, mas sim de não tentar; pois isso sim significa que você falhou na sua maior missão por aqui: viver e se desenvolver como ser humano!

Qual é a melhor parte de ter conhecido tantos lugares do mundo? E a pior?
A melhor parte é poder colher o melhor que cada lugar, cada povo e cada cultura pode te trazer. Porque como digo, viajo para me expandir e isso não tem preço. Mas, não significa que você precisa mudar de país para isso, viaje por vizinhanças novas, caminhos novos etc. O pior: é não querer parar (risos).

Qual livro está na sua cabeceira hoje?
O Caminho do Artista, de Julia Cameron.

Rosny Gerdes Filho
Fotos: Vinicius Costa
Entrada delícia

Fogão Aceso

Nosso convidado da sessão receitas fáceis é o chef de cozinha Rosny Gerdes Filho. Em 1997 ele largou sua consolidada carreira de trader de açúcar numa renomada empresa francesa para mudar radicalmente de profissão: ser cozinheiro. Foi então que foi para uma das melhores escolas do mundo: Le Cordon Bleu, em Paris. Com o “Grand Diplôme de Cuisine et de Pâtisserie” nas mãos, voltou ao Brasil e abriu, alguns anos depois, seu primeiro restaurante. Trabalhou durante oito anos em restaurantes até descobrir sua real vocação: o ensino da gastronomia. Sempre se reinventando, começou a ministrar aulas numa faculdade em São Paulo até de tornar coordenador e professor numa das mais renomadas escolas particulares da cidade.

Mas, renovar sempre fez parte do seu perfil e em 2014 iniciou seu novo projeto: realizar de jantares em sua casa. Era ainda muito pequeno, pois sua agenda na escola tomava conta do seu tempo. Mas, foi a partir daí que a empresa Phiroza Gastronomia surgiu e com ela seus Jantares Phiroza Chez Moi, que até hoje são realizados em seu apartamento, em São Paulo, com sucesso absoluto.

Na pandemia, nova reinvenção: produzir comida gourmet para os moradores do prédio onde mora, afinal, tudo estava paralisado. Dessa maneira, a expansão veio rápido e então surgiu o Phiroza Comfort Food e seu negócio de comida delivery. Rosny estará conosco nas três primeiras edição da coluna Sabrina Scarpare com receitas para: entrada + prato principal + sobremesa. Prepara a print da tela, pois o prato de hoje é uma entrada deliciosa. Bom apetite!

Salada de Couve-flor Rôti e Avelãs

Tempo de preparo: 30 minutos + tempo de cozimento 4 porções 

Ingredientes:

  • Cabeça de couve-flor cortada em pequenas florets – 1 unidade, cerca de 660g
  • Azeite EVO – quase bastante
  • Salsão em cubos – 1 talo grande, cerca de 70g
  • Avelãs (com a pele) – 30g
  • Salsinha fresca – quase bastante
  • Sementes de romã – 50g
  • Canela em pó – quase bastante
  • Pimenta da Jamaica – quase bastante
  • Vinagre de maçã – 15ml
  • Melado de cana – 1 ½ colher de chá
  • Sal e pimenta-do-reino – quase bastante

Modo de preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 220ºC.
  • Numa assadeira, misture as florets de couve-flor com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino.
  • Leve ao forno por cerca de 25-35 minutos ou até que estejam crocantes e bem douradas.
  • Remova do forno e aguarde esfriar.
  • Reduza a temperatura do forno para 170ºC-150ºC. Espalhe as avelãs sobre uma folha de silpat e asse por volta de 20 minutos. Remova do forno, aguarde esfriar e então bata levemente num processador.

Para a montagem: numa mesma saladeira junte as florets dourados de couve-flor, as avelãs e adicione mais azeite, as sementes de romã, salsinha, canela em pó, pimenta da Jamaica, vinagre de maçã, melado de cana e acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente em temperatura ambiente.