#News5

Publicada no dia 02 de outubro de 2023

Editorial

Mais uma semana começou, um mês novo se abriu para nós e mais uma newsletter na sua caixa de e-mails escrita por mim. Vou te contar uma coisa: eu estou adorando esse tipo de comunicação, a news. Cada pauta pensada, cada texto escrito e a cada retorno que tenho de vocês no meu e-mail é uma alegria conquistada. Já somos quase 800 inscritos e eu fico muito feliz em ter você aqui comigo. A nossa comunidade está crescendo;) Por isso, nessa edição da coluna online, vou falar sobre essa estratégia digital, para que serve na sua comunicação e outras dicas que valem a pena a leitura. E já que estamos começando outubro, mês que celebra a prevenção contra o câncer de mama, um recado para todas as mulheres que recebem essa coluna em seu e-mail: “Precisamos estar sempre atentas aos sinais do corpo e ir ao ginecologista regularmente, ok? Não podemos deixar de nos cuidar. Esse ato salva vidas!”

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“Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.” Sócrates

Estratégia Digital que vale a pena ser pensada: a newsletter

Nessa semana que passou falei nos stories do meu Instagram @sabrinascarpare sobre a newsletter e deixei uma caixa de perguntas para que as pessoas interagissem comigo. Perguntei: “você sabe para que serve a newsletter para o seu negócio?” e recebi respostas do tipo: “O que é newsletter? Para que serve na minha estratégia de comunicação? As pessoas ainda leem e-mail? Qual plataforma você usa para criar e compartilhar as suas? Quero saber mais sobre isso”. Achei tão interessante essas perguntas e vou aproveitar esse espaço, que também tem a intenção em trazer esses assuntos a vocês, para explicar de forma simples e objetiva o que é newsletter e para que serve. As respostas podem te ajudar a pensar na estratégia da comunicação do seu negócio, seja ela qual for. Partimos aqui do princípio que todo negócio precisa de comunicação e sem ela tudo fica mais difícil, afinal, quando falamos sobre negócios estamos falamos sobre vendas. E para vender é preciso comunicar!

Vamos aos fatos

Vou começar respondendo a questão: “as pessoas ainda leem e-mail?” Sim, leem. Segundo dados, mais de 3,8 bilhões de pessoas usam o e-mail mundo afora. Esse número nos mostra que, em média, 34% da população mundial acessa seu e-mail todos os dias. Você mesmo está lendo um agora. E já deve ter lido outros durante o seu dia. Se você faz isso, mais pessoas fazem isso também. Ponto positivo.

E para que serve uma newsletter? Ela é um boletim informativo que é enviado por e-mail e que permite o compartilhamento de vários tipos de conteúdo com o seu assinante. Pode ser gratuito ou pago. Portanto, é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois é possível conquistar a atenção desse público, fortalecer a sua imagem de autoridade e gerar conversa (conexão). Mais um ponto positivo.

Sobre a plataforma que eu uso para escrever, editar, analisar e armazenar os dados é a RD Station. É fácil de usar, mas é preciso estudar para aprender, ou seja, a gente aprende mexendo, tentando, testando. Pago $79 por mês e a ferramenta nos dá a possibilidade de ter acesso a toda movimentação dos nossos leitores: ver quem se inscreveu, quem abriu o e-mail, quem não abriu, quem clicou no link, quem se descadastrou.

E o que você precisa para escrever uma newsletter? Você precisa de conteúdo, ter histórias pra contar e escrever algo que mexa com o seu público. Uma das grandes missões da newsletter é fazer com que a pessoa que receba tenha interesse pelo título, abra o e-mail, se interesse pelo conteúdo, consuma-o até o fim e tenha tido algum tipo de sentimento ao acabar a leitura. Bingo, mais um ponto positivo para você. Sem contar que; criar pauta, escrever, elaborar é um grande exercício para praticar o storytelling. É preciso contexto, sequência, clareza e estratégia para não abandonar o barco na primeira dificuldade vivida (e olha que são vários os obstáculos!).

É um pacto entre você e seu leitor, assim como nós fizemos! Você assinou e eu entrego conteúdo de qualidade pra você.

Benefícios ao escrever a sua news

São vários, mas vou citar alguns aqui:

  • A news te torna uma fonte de informação
  • Te torna autoridade
  • Melhora o resultado do seu negócio
  • Prepara o seu futuro cliente
  • Ao ter uma rotina do seu boletim informativo, você promove fidelização de clientes, confiança dos seus leitores e respeito do seu público.

É praticar o storytelling da maneira mais autêntica e genuína possível, dando direção para o seu leitor/consumidor. Agora que você já sabe o que é newsletter, você vai incluir essa estratégia na comunicação do seu negócio?

Meu curso online de storytelling

Você sabia que 80% do nosso tempo é utilizado para contar história? Não utilizar isso como ferramenta é desperdiçar um enorme potencial.

E sabe por que você deve contar histórias? Quando você conta uma história você faz com que a sua equipe, seus clientes, sua audiência, seus seguidores prestem atenção em você, pois a partir de histórias nos conectarmos com outras pessoas.

Eu tenho um curso online de storytelling, o Destrave sua História, que ensina você a contar as histórias do seu negócio, aprendendo a técnica do storytelling para criar conteúdo para a sua audiência com sequência e clareza, numa narrativa bem definida. E com isso, gerar conexão, engajamento e venda do seu produto ou serviço.

Ao aplicar o storytelling na sua comunicação você se conecta imediatamente, não importando se é autônomo, manicure, professora, advogada, psicóloga, microempresário ou diretor de uma multinacional.

Você vai colocar pra fora as histórias que estão dentro de você. E se você não conta a ninguém, quem é que vai saber o que você faz e como pode ajudar a sua audiência? Todo mundo tem história pra contar.

Portanto, contar histórias é ampliar as suas possibilidades, abrir suas portas ao mundo! Convido você para participar da próxima turma nos dias 23, 26, 30 de outubro, e 2 de novembro, online, ao vivo e em grupo pelo Zoom. Das 19h30 às 21h30, com aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos. 

Conheça mais acessando: www.sabrinascarpare.com.br e veja novas datas do curso de storytelling para garantir a sua vaga!